O Museu Paulista, também popularmente conhecido como o Museu do Ipiranga, é um dos mais importantes museus administrados pela Universidade de São Paulo (USP). Inaugurado em 7 de setembro de 1896, o museu possui um acervo com mais de 450 mil peças, incluindo coleções, obras de arte, objetos valiosos, iconografia, documentos e peças de mobílias com grande importância histórica. Além disso, a estrutura do museu possui um estilo eclético e inspiração de um palácio renascentista, a arquitetura é um dos pontos que mais encantam os visitantes.
O museu foi criado para ser uma instituição de história natural do Brasil, simbolizando a proclamação da Independência. Em 1922, ano em que se comemorou 100 anos de proclamação, a sua função histórica foi fortalecida, quando o imóvel foi renovado e decorado com esculturas e pinturas que retratam a história do país. Em 2013, o museu foi fechado para uma grande restauração e teve sua reabertura a partir de 2022, ano em que se comemorou os 200 anos de proclamação da Independência. O edifício aumentou a capacidade de visitantes e abriu salas de atendimento, como café e área de descanso.
Uma das mais importantes peças do Museu do Ipiranga é a estátua do herói da Independência, Dom Pedro I, além de fotografias, documentos e mobílias da família real. O quadro Independência ou Morte (Pedro Américo, 1988) também é um dos pontos pelo qual o museu possui uma relevância histórica tão importante. A obra de arte é um patrimônio biográfico visual do Brasil e se destaca pela sua grandiosidade. O acervo do Museu do Ipiranga disponível em nova plataforma on-line.
Localizado no Parque da Independência no bairro Ipiranga, o Museu Paulista funciona de Terça a Domingo das 11h às 17h. Os ingressos são gratuitos e atualmente estão aceitando doação voluntária de 1 quilo de alimento, os quais estão sendo entregues para ação contra a fome Mesa Brasil Sesc São Paulo. Crianças com até 6 anos de idade não precisam de bilhete. A visita pode ser agendada através do site oficial. Através do portal, é possível também conhecer a agenda de atividades do museu, que também inclui eventos culturais, cursos e palestras.