Mais conhecido como MuBE, o Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia é um dos museus sem fins econômicos do setor privado da cidade de São Paulo. Inaugurado em Maio de 1995,o prédio sede do museu é referência no mundo arquitetônico, tendo o seu projeto comandado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha e jardim projetado por Burle Marx.
A instituição cultural possui um acervo móvel, ou seja, a ideia inovadora é de que durante a sua existência, o museu pudesse receber diferentes exposições de esculturas, quadros, objetos e etc de diferentes artistas nacionais e internacionais. Além disso, o espaço também possui estrutura para palestras, cursos, seminários, feiras e entre outras atividades.
Cerca de 25 exposições são realizadas a cada ano no MuBE, a instituição difunde os mais variados segmentos da arte, favorecendo esculturas e objetos tridimensionais. Em 2022, o museu comemorou o aniversário de 100 anos de Frans Krajcberg com uma exposição com 160 obras. As esculturas do artista exploram elementos naturais e ativismo ecológico, dando destaque e atenção à defesa do meio ambiente.
Em 2017, a exposição “Pedra no Céu - Arte e Arquitetura de Paulo Mendes da Rocha” esteve presente no museu. A exibição tem como ideia central explorar a relação museu e arquiteto com esculturas e objetos que retratam o estilo do artista. Além disso, a mais recente mostra no museu foi a exposição “Pedra Viva: Serra da Capivara”, concebida pela artista Niède Guigon.
Conceitos de arqueologia, geologia, botânica e paleontologia são explorados nesta mostra, com foco na arte contemporânea. Os visitantes do Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia podem conhecer exposições itinerantes, além de peças de teatro, espetáculos musicais e projeções cinematográficas.
O MuBE funciona das 11h às 17h na Rua Alemanha, 221, bairro Jd. Europa, cidade de São Paulo - SP. O museu está aberto para crianças, estudantes e adultos, a entrada é gratuita e há a possibilidade de agendamento de visitas guiadas e para grupos, para maiores informações, acesse o site oficial da instituição MuBE. O museu também lançou um acervo digital, conhecido como MuBE Virtual, e todo domingo realiza feiras de antiguidades e recitais de piano com talentosos pianistas nacionais e internacionais.